História

Também paciente renal crônico, Newton Afonso (em memória) foi fundador da Abrec e um dos primeiros presidentes da entidade (crédito: Arquivo Pessoal)

1983

A ABREC foi fundada em abril de 1983 por iniciativa de médicos nefrologistas, técnicos, pacientes renais crônicos e colaboradores. Destacamos nessa caminhada de tantos anos o trabalho do Sr. Newton Afonso, paciente renal crônico, fundador da ABREC e um dos primeiros presidentes da entidade, que representa a persistência de pacientes renais frente a síndrome renal crônica.

1994

A ABREC contou por muitos anos com o apoio do Lions Club de Bauru, que trabalhou no processo de doação do terreno e posterior construção da sede onde hoje a entidade desenvolve suas atividades, inaugurada em maio de 1994. Nesse mesmo ano a ABREC firma seu primeiro convênio com a Secretaria Municipal do Bem Estar Social - SEBES, o que se repete até o ano de 1999.

1999

Em 1999, pacientes e familiares de renais crônicos unem-se e candidatam-se à presidência da entidade, assumindo a administração e experienciando esse processo de gerenciar a entidade mais de perto. Desde então, a diretoria da entidade tem se revezado entre pacientes. A partir de 2009, familiares e voluntários interessados na causa do renal crônico passam a assumir a responsabilidade da direção da ABREC que acrescenta às ações assistenciais prestadas aos portadores de insufucuência renal e seus familiares, ações de prevenção e educação sobre a Insuficiência Renal e doenças de base. 

2011

Em 2011, ampliando seus horizontes, a ABREC certifica-se como OSCIP. Novo convênio é firmado com a Prefeitura de Bauru. A sede é ampliada e novo projeto arquitetônico é aprovado na Prefeitura de Bauru, começando tomar corpo o sonho de construir uma casa de apoio aos portadores de insuficiência renal crônica e acompanhantes. 

2012

Por meio de Emenda Parlamentar, em 2012 a ABREC adquiri veículo próprio e amplia ainda mais suas frentes de trabalho. Com nova equipe técnica, os atendimentos passam a ser executadas com maior profissionalismo. 

2013

A ABREC se engaja na luta pelo reconhecimento da Insuficiência Renal Crônica como deficiência orgânica em 2013, unindo-se a outras associações de renais crônico para a criação da FENAPAR, Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil; integra a Comissão Nacional em Defesa dos Pacientes Renais do Brasil que entrega à Presidência da República, MANIFESTO de apoio aos pacientes renais crônico e participa do I Forum Nacional dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Piauí. 

2014

No âmbito municipal, por meio de articulação política com o vereador Dr. Paulo Eduardo de Souza, em 2014 os portadores de insuficiência renal crônica e transplantados passam a ser reconhecidos como portadores de deficiência orgânica no município de Bauru e tem direito ao uso da vaga de deficiente, além de desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e eventos culturais. 

2015

Em 2015 a ABREC certifica-se com o CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente da Assistência Social e faz jus aos benefícios que tal certificação traz.

2017

Em 2017 a ABREC inicia nova parceria com a Prefeitura Municipal de Bauru, onde idosos são atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo com iniciativas que trabalham a independência e propõe atividades de laser a esses cidadãos.

2018

A partir de maio de 2018, em mais uma parceria com o poder público municipal, dá-se início às atividades no o Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias em Centro Dia.

Também a partir de 2018, a ABREC passa a executar projeto de prevenção à doença renal, informando sobre a doença, suas consequências e meios de preveção, direcionado a alunos do ensino fundamenta II e ensino médio das escolas públicas, com palestras e distribuição de material gráfico criado especificamente para esse trabalho e o público alvo. Em formato de gibi, com aparência agradável e texto de fácil assimilação, esse material é levado pelos alunos e, assim, com toda a família tendo acesso às informações,  amplia-se o público acessível às informações e esclarecimentos sobre a DRC.