História da Entidade


A ABREC foi fundada em abril de 1983 por iniciativa de médicos nefrologistas, técnicos, pacientes renais crônicos e colaboradores. Destacamos nessa caminhada de tantos anos o trabalho do Sr. Newton Afonso, paciente renal crônico, fundador da ABREC e um dos primeiros presidentes da entidade, que representa a persistência de pacientes renais frente a síndrome renal crônica.

A ABREC contou por muitos anos com o apoio do Lions Club de Bauru, que trabalhou no processo de doação do terreno e posterior construção da sede onde hoje a entidade desenvolve suas atividades, inaugurada em maio de 1994. Nesse mesmo ano a ABREC firma seu primeiro convênio com a Secretaria Municipal do Bem Estar Social - SEBES, o que se repete até o ano de 1999.

Em 1999, pacientes e familiares de renais crônicos unem-se e candidatam-se à presidência da entidade, assumindo a administração e experienciando esse processo de gerenciar a entidade mais de perto. Desde então, a diretoria da entidade tem se revezado entre pacientes e posteriormente familiares e voluntários interessados na causa do renal crônico.

A caminhada da entidade passou da assistência ao renal crônico e familiares, em termos de orientação e benefícios básicos, a ações de prevenção e educação sobre a Insuficiência Renal e doenças de base.

Em 2011, ampliando seus horizontes, a ABREC certifica-se como OSCIP. Novo convênio é firmado com a Prefeitura de Bauru. A sede é ampliada e novo projeto arquitetônico é aprovado na Prefeitura de Bauru, começando tomar corpo o sonho de construir uma casa de apoio aos portadores de insuficiência renal crônica e acompanhantes.

Por meio de Emenda Parlamentar, em 2012 a ABREC adquiri veículo próprio e amplia ainda mais suas frentes de trabalho. Com nova equipe técnica, os atendimentos passam a ser executadas com maior profissionalismo.

A ABREC se engaja na luta pelo reconhecimento da Insuficiência Renal Crônica como deficiência orgânica em 2013, unindo-se a outras associações de renais crônico para a criação da FENAPAR, Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil; integra a Comissão Nacional em Defesa dos Pacientes Renais do Brasil que entrega à Presidência da República, MANIFESTO de apoio aos pacientes renais crônico e participa do I Forum Nacional dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Piauí. 

Por meio de articulação política com o vereador Dr. Paulo Eduardo de Souza, em 2014 os portadores de insuficiência renal crônica e transplantados passam a ser classificados como deficientes orgânicos no município de Bauru e tem direito ao uso da vaga de deficiente, além de desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e eventos culturais. 

MAPA DO SITE

Home
História da Entidade
Finalidade da Abrec
Diretoria
Serviços
Assistente Social

 

Psicóloga
Terapeuta Ocupacional
Eventos
Nossa Equipe
Galeria de fotos
Fale Conosco

CONTATO

ABREC - Associação Bauruense de Apoio e Assistência ao Renal Crônico
Rua: Santa Terezinha 12-45, Bauru - SP
contato@abrec.org.br
(14) 3243-3293 / (14) 99165-2765
ABREC - Associação Bauruense de Apoio e Assistência ao Renal Crônico | Todos direitos reservados.